Os estudantes de TI no Brasil sonham em trabalhar para estas empresas
Não tem para ninguém: a maioria quer mesmo é um emprego no Google, segundo ranking divulgado pela Universum
São Paulo – O Google é o empregador ideal na opinião da maioria dos estudantes de TI entrevistados pela Universum. Entre 1.782 universitários participantes da pesquisa, 62,89% citaram a gigante de tecnologia como empresa dos sonhos.
A segunda colocada do ranking, a Microsoft ficou com 45,76% dos votos e a terceira, a Apple, teve 29,22% da preferência. Entre as 10 empresas mais citadas, a novidade desta edição é a Amazon, que estreou no ranking já na nona posição. “A Amazon ficou no top 20 do ranking de administração e no top 50 entre os engenheiros”, destaca André Siqueira, diretor da Universum.
Os motivos que explicam a ascensão da Amazon, que empresa direta e indiretamente 1,4 mil pessoas no Brasil, são o ritmo do seu crescimento e a sua atuação inovadora, segundo identificou a pesquisa da Universum. A Amazon atua no Brasil desde 2012, mas é a primeira vez que apareceu nos rankings da Universum, publicados desde 2010.
O diretor da Universum, também chama a atenção para o crescimento dos bancos na preferência dos universitários brasileiros. “Quando olhamos para o ranking de negócios essa mudança em números parece pequena, mas percentualmente vem sendo muito significativa. Quando olhamos para os rankings de Engenharia e TI, esse crescimento é ainda mais expressivo”, diz Siqueira.
O maior salto desta edição é do BTG Pactual que, entre um ano e outro, subiu 56 posições, indo da 99ª (2018) para a 43ª. Em entrevista a EXAME, o sócio responsável pela área de recursos humanos do banco, Mateus Carneiro, disse que as iniciativas de recrutamento do banco tiveram reforço em relação à atração de talentos ligados à tecnologia. “Hoje em dia, o peso da tecnologia para inovar é muito maior”, afirmou.
A seguir, confira o ranking com as empresas preferidas pelos estudantes da área de TI:
Empresa | % de estudantes que escolheram a empresa | Ranking 2019 | Ranking 2018 | Diferença de posição nos rankings 19-18 |
62,89% | 1 | 1 | 0 | |
Microsoft | 45,76% | 2 | 2 | 0 |
Apple | 29,22% | 3 | 4 | 1 |
IBM | 26,70% | 4 | 6 | 2 |
Netflix | 26,54% | 5 | 5 | 0 |
26,21% | 6 | 3 | -3 | |
Nubank | 21,16% | 7 | 8 | 1 |
Intel | 18,00% | 8 | 7 | -1 |
Amazon | 17,95% | 9 | não apareceu | |
Samsung | 16,00% | 10 | 11 | 1 |
Oracle | 13,61% | 11 | 10 | -1 |
Dell | 13,11% | 12 | 9 | -3 |
Sony | 11,86% | 13 | 12 | -1 |
Itaú Unibanco | 9,81% | 14 | 15 | 1 |
Governo federal | 7,95% | 15 | 13 | -2 |
TOTVS | 6,99% | 16 | 14 | -2 |
Banco do Brasil | 5,99% | 17 | 16 | -1 |
Santander | 5,79% | 18 | 23 | 5 |
Cisco Systems | 5,36% | 19 | 17 | -2 |
Rede Globo | 5,27% | 20 | 22 | 2 |
Uber | 4,98% | 21 | 19 | -2 |
Lenovo | 4,58% | 22 | 18 | -4 |
Banco Bradesco | 4,56% | 23 | 20 | -3 |
The Coca-Cola Company | 3,21% | 24 | 29 | 5 |
Petrobras | 3,12% | 25 | 21 | -4 |
LATAM Airlines | 2,84% | 26 | 25 | -1 |
Banco Safra | 2,67% | 27 | 35 | 8 |
Accenture | 2,62% | 28 | 26 | -2 |
Adidas | 2,56% | 29 | 49 | 20 |
Embraer | 2,42% | 30 | 24 | -6 |
BMW Group | 2,30% | 31 | 33 | 2 |
Nike | 2,29% | 32 | 28 | -4 |
Magazine Luiza | 2,20% | 33 | não apareceu | |
Rede Bull | 2,17% | 34 | 44 | 10 |
Ambev | 2,03% | 35 | 30 | -5 |
Hewlett Packard Enterprise | 1,83% | 36 | 39 | 3 |
Cielo | 1,77% | 37 | 36 | -1 |
Nestlé | 1,75% | 38 | 31 | -7 |
HEINEKEN | 1,75% | 39 | 38 | -1 |
Vale | 1,46% | 40 | 45 | 5 |
3M | 1,39% | 41 | 52 | 11 |
Volkswagen | 1,38% | 42 | 65 | 23 |
BTG Pactual | 1,37% | 43 | 99 | 56 |
Siemens | 1,31% | 44 | 40 | -4 |
Bank of America | 1,31% | 45 | 47 | 2 |
Ford Motor Company | 1,30% | 46 | 66 | 20 |
GOL | 1,29% | 47 | 43 | -4 |
SulAmérica Seguros | 1,16% | 48 | 78 | 30 |
Honda | 1,15% | 49 | 27 | -22 |
Toyota | 1,12% | 50 | 34 | -16 |