Continua após publicidade

Siga estas 4 dicas de Cambridge se quiser melhorar a escrita em inglês

Ortografia, preposições e conjugação estão entre as principais dificuldades dos brasileiros, segundo levantamento da Cambridge Assessment English

Por Alberto Costa, da Cambridge Assessment English
13 Maio 2020, 17h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Helloquence/Unsplash)

    O aprendizado do inglês é composto pelo desenvolvimento de quatro habilidades principais necessárias para a assimilação da língua e também para empregá-la para o que mais importa: a comunicação!Quando combinados, o speaking (produção oral), olistening (compreensão auditiva), o reading (leitura) e owriting (escrita) dão origem ao conhecimentonecessário para quem pretende dar continuidade aos estudos.

    E a escrita, como qualquer outra habilidade do idioma, requer muito treino até chegar à perfeição. Dados levantados por Cambridge Assessment English a partir de uma amostra de 4 mil redações de brasileiros submetidas à sua ferramenta de correção de textos em tempo real dão conta de que os cinco principais aspectos particularmente difíceis para os brasileiros são: ortografia, preposições, conjugação, ausência de pronome e o uso incorreto dos determinantes. E, para resolver essa questão e progredir, a prática é a resposta!

    Para não fazer feio ao redigir seus emails, application, cartas de apresentação ou outros conteúdos, ainda mais nesse tempo de pandemia em que grande parte das comunicações acontecem remota e por escrito, algumas indicações podem ajudar a desenvolver a habilidade.Veja:

    Pratique diariamente

    A prática leva à perfeição. A frase parece clichê, mas é a pura verdade! Veja o caso da ortografia de palavras que geram confusão por causa das consoantes dobradas. Writing, different e opportunity, acabamvirando ´writting´, ´diferent´ e ´oportunity´.Uma aliada para assimilar a forma correta é a memória visual, uma das nossas inteligências. Ou seja, quanto mais aparecerem no nosso campo de visão, as chances de utilizá-las da forma correta aumentam. Então, como fazer isso? Comece aos poucos. Anote sua lista de supermercado em inglês, ou até mesmo sua programação diária. Imagine o e-mail ou a mensagem que você vai enviar, também no idioma. Pequenos feitos se tornam hábitos e são eles que fazem o uso constante algo natural e motivador.

    Continua após a publicidade

    A leitura também é prática para a escrita

    A leitura constante em outro idioma permite adquirir conhecimento de diferentes aspectos do inglês, como colocações, expressões idiomáticase conectores, assim como uma maior familiarização com a sintaxe do inglês escrito.Outro benefício é que desenvolverá a noção de formação de palavras. Por exemplo, quando você repara em diferentes prefixos e sufixos como em sensible, (in)sensitive, senseless, sensor, sensory, sensuous.Além disso, esse exercício serve para reparar em como os escritores ou autores estruturam parágrafos, argumentações e respostas, como eles pensam no leitor-alvo e na variedade de estrutura gramatical e vocabulário que empregam para repetir quando for a sua vez de produzir algo.

    Ferramentas online podem te ajudar muito!

    Continua após a publicidade

    Bem sabemos que a gramática não é extremamente simples nem quando estamos falando no nosso idioma materno. Dito isso, é totalmente compreensível que ela seja um ponto de várias dúvidas para quem está iniciando o processo de aprendizado de um novo idioma. Para apoiar o exercício da escrita, utilizar recursos online é uma boa alternativa, e de fácil acesso,

    Você pode contar com o auxilio de um dicionário online, como o Cambridge Dictionary, para checar não apenas pontos de gramática, mas também para entender o significado das palavras que está escrevendo. Ou ainda utilizar uma plataforma mais robusta que atua diretamente na correção dos conteúdos, como o Write&Improve. A ferramenta é gratuita e analisa a redação dos usuários para fornecer uma avaliação sobre a gramática e o vocabulário e seu desempenho escrito no geral . Você escolhe o tema, escreve seu texto no idioma e submete ao sistema que em segundos dá um feedback do que pode ser melhorado. Além disso, o Write&Improve está com uma de suas funcionalidades gratuita por tempo indeterminado, trata-se da seção Business Workbook, que conta com atividades para praticar a escrita do inglês de negócios e receber em segundos a avaliação de performance!

    Não tenha pressa

    A pressa é inimiga da perfeição. Não adianta se afobar e achar que não vai conseguir aprender assim que as primeiras dificuldades forem encontradas. A persistência é importante e só com muito treino e paciência é que o idioma se tornará familiar e prazeroso. Mas uma coisa é certa.No final, todo esse esforço é recompensado!

    Continua após a publicidade

    Confira aqui todas as DICAS DE INGLÊS da VOCÊ S/A

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Você S/A?
    Clique aqui e assine VOCÊ S/A por R$ 9,90 por mês.

    E se você gosta da VOCÊ RH é só clicar aqui para ser nosso assinante, também por R$ 9,90 mensais.

    Publicidade

    Publicidade