Continua após publicidade

Veja mais de 30 profissões em alta para 2022

TI continua sendo a área com mais oportunidades no mercado. Mas os profissionais de marketing e finanças também estão em destaque.

Por Juliana Américo
Atualizado em 21 dez 2021, 16h31 - Publicado em 17 dez 2021, 15h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se você parar para dar uma olhada nos dados sobre o mercado de trabalho, vai perceber que não vamos nada bem: a taxa de desemprego até chegou a cair no terceiro trimestre, ficou em 12,6%. Mas, ainda assim, são 13,5 milhões de brasileiros procurando por um emprego para chamar de seu. 

    Apesar da dificuldade de recolocação e o tal do pós-pandemia sem data para começar, existem áreas que se mantêm aquecidas. A tecnologia continua sendo a queridinha das empresas. Com as pessoas cada vez mais conectadas, o que não faltam são posições ligadas à transformação digital, comércio eletrônico, inovação e desenvolvimento. 

    Quem acabou pegando carona nessa onda foi o marketing. O aumento das compras online exigiu que as companhias explorassem novos canais de vendas, como as redes sociais, aplicativos e marketplaces. E os profissionais que já sabem lidar com ferramentas de marketing digital estão disputados. 

    Outra área que não parou foi a de financeiro. “Detectamos uma forte tendência para contratações de executivos ligados a planejamento financeiro, redução de custos e expansão de novos mercados, além de um maior volume de posições ligadas à diversidade e inclusão”, afirma Gil van Delft, presidente do PageGroup no Brasil.

    Confira 37 cargos em alta para 2022, segundo a PageGroup, e o salário de cada um deles: 

    Compartilhe essa matéria via:

    Agronegócio

    O Brasil é um país agrícola, então é natural que o setor esteja em alta. Para 2022, a área ganha uma pitada a mais de tecnologia com o avanço das agrotechs (startups voltadas para agricultura e pecuária). As novas oportunidades de mercado abrem espaço para posições atreladas a novos negócios.

    Continua após a publicidade

    Digital

    O mercado de negócios digitais está aquecido por causa do avanço do comércio eletrônico, que ganhou força durante a pandemia. No ano passado, a preocupação era de levar as empresas para o universo online, agora o foco é em melhorar a presença dessas companhias na internet e diminuir o orçamento que é gasto com mídias pagas.

    Engenharia, manufatura e logística 

    A indústria não parou durante a pandemia e o momento de crise mostrou que os profissionais do setor precisam ser multitarefa e pensar na cadeia de produção como um todo. Além disso, o avanço do e-commerce jogou luz no segmento de logística.

    Continua após a publicidade

    Finanças

    O mercado está cada vez mais competitivo, por isso os times precisam cada vez mais de pessoas dedicadas a pensar em inovações. Além disso, com o open banking e novidades do mercado financeiro, é importante ter alguém voltado para crédito. 

    Jurídico

    Por causa da  vigência da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, as companhias têm investido em governança e buscando um líder da área jurídica como parceiro do negócio.

    Continua após a publicidade

    Marketing

    A busca do setor é por profissionais com experiência em soluções digitais, dado o crescimento de startups e consolidação de empresas com plataformas de serviços.

    Recursos humanos

    Antes, o RH era visto como uma área de suporte. Hoje, ela é estratégica para manter as empresas competitivas, reduzir a perda de profissionais e atrair talentos mais qualificados.

    Continua após a publicidade

    Saúde

    Desde o início da pandemia, a área de saúde é o setor que mais contratou gente. No início, o foco era em profissionais que trabalhassem na linha de frente contra a Covid-19, como médicos e enfermeiros. Agora, as empresas estão em busca de profissionais estratégicos para gerenciar as equipes. 

    Tecnologia

    A área de TI é uma das que mais crescem no mundo e existem oportunidades para todas as indústrias e níveis profissionais. 

    Continua após a publicidade

    Vendas

    A pandemia modificou a forma das marcas se relacionarem com seus clientes. Cada vez mais são necessárias soluções para garantir o sucesso da comunicação e efetividade das vendas.

    Operações

    Com as empresas mais próximas dos clientes, é preciso ter mais atenção e qualidade no atendimento.

    Comercial

    A retomada dos negócios demanda por profissionais capazes de atuar em grandes contratos. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    A economia está mudando. O tempo todo.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.