Quando ouvem ou leem sobre saúde mental, a maior parte das pessoas logo pensa em doença mental. Mas a saúde mental implica em muito mais do que estar livre de doenças mentais. Por isso, quero compartilhar com você o que realmente significa ser mentalmente saudável.
O bem-estar mental está relacionado à forma como alguém reage às exigências da vida; à maneira como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções frente às dificuldades, adversidades; e o modo como concilia tudo isso de uma maneira funcional e adaptativa mesmo diante de cenários adversos e de crises, vide o momento atual que estamos passando com a COVID-19.
Quem tem saúde mental compreende que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Essas pessoas vivenciam diariamente uma série de emoções diversas, como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. Mas elas são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida com equilíbrio e procuram ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
Lembre-se de que todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida, pois os transtornos mentais não têm preferência por classe social, etnia, religião, cargo ou profissão.
Para facilitar a compreensão, listei os principais pontos que compõem a saúde mental:
- Estar bem consigo mesmo e com os outros
- Exercer a inteligência emocional por meio da autoconsciência
- Ter flexibilidade cognitiva, ou seja, conseguir se adaptar às mudanças sem perder o equilíbrio
- Exercer o Accountability Pessoal, tendo interesse em estudar a si mesmo. A isso aplicamos o Autoconhecimento
- Aceitar as exigências da vida
- Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis, mas que fazem parte da vida
- Reconhecer suas vulnerabilidades, seus limites e buscar ajuda quando necessário
Como manter a saúde mental em dia
As atitudes abaixo são fundamentais para que você consiga encontrar esse equilíbrio mental. Convido você a começar a praticá-las agora:
- Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida
- Faça terapia com profissionais especializados, neste caso os psicólogos
- Aceite-se a si mesmo e às outras pessoas com suas qualidades e limitações
- Evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica
- Não use drogas
- Pratique sexo seguro
- Reserve tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família. Para o momento atual, precisaremos ser criativos e cautelosos no tamanho da convivência, aqui a qualidade será imprescindível à quantidade
- Mantenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividades físicas regularmente
E, acima de tudo, como diria Sócrates, “Conheça-te a ti mesmo”. O autoconhecimento deve ser uma prioridade de todos nós.