Norberto Chadad

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Engenheiro, economista e CEO da Thomas Case & Associados, consultoria de soluções em gestão de pessoas e carreiras
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Conflitos são inimigos da produtividade. Saiba como evitá-los

Conflitos não são sempre ruins; eles podem inspirar a criação e a inovação em um processo de aprendizagem quando são tratados devidamente

Por Norberto Chadad, colunista de VOCÊ S/A
Atualizado em 3 jan 2020, 07h00 - Publicado em 3 jan 2020, 06h00
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  • Os conflitos são comuns em muitas organizações, especialmente em empresas com um ambiente competitivo alto, mas eles só permanecem sem solução quando os envolvidos acreditam que têm algo a “ganhar”.

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    Ainda assim, os conflitos não são sempre ruins; eles podem inspirar a criação e a inovação em um processo de aprendizagem quando são tratados devidamente. Afinal, sem troca de opiniões contrárias, não existirá evolução nas ideias.

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    De forma preventiva, é possível evitar conflitos na organização. Aprender a gerenciá-los é fundamental para que o trabalho possa ser mais produtivo e eficiente para criar relações interpessoais saudáveis. Confira algumas sugestões para evitar essas situações.

    Para a empresa:

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    Reconheça que a participação de todos é ponto fundamental para os resultados. Uma forma de preservar a equipe vitoriosa é reconhecer que o sucesso deles é fruto do trabalho em conjunto.

    É necessário ter versatilidade para agradar a todos e impedir que pessoas se unam com o objetivo de “sabotar” as equipes. Ao presenciar uma performance acima da média por parte do subordinado, é possível que o líder se sinta ameaçado e deixe de atribuir oportunidades de crescimento à ele.

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    Nesse caso, a empresa deve expressar o propósito de cada um: ambos têm sua parcela de importância. O colaborador assediado precisa de apoio e de reconhecimento para crescer e apresentar bons resultados. Já o gestor necessita confiar e delegar mais tarefas a fim de obter um sucessor.

    Propicie feedback entre o gestor e o colaborador. É preciso saber como um vê o trabalho do outro e entender o que cada um pode fazer para a melhoria do relacionamento.

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    A avaliação é uma forma de identificar o que pode ser aprimorado. Faça com que eles pratiquem a inteligência emocional para que conheçam a si mesmos e procurem conhecer os outros.

    Ressalte a importância dos clientes internos. É importantíssimo que o conceito de clientes internos seja uma política da empresa. Cada colaborador deve entender que o trabalho dele irá influenciar o do colega; e que seu trabalho está diretamente ligado ao atendimento que também recebe. O cliente interno saberá reconhecer esta atitude e, sem dúvida, contribuirá efetivamente para a percepção final do cliente externo.

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    Para o profissional:

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    Mantenha a humildade. Atitudes arrogantes afastam as pessoas. A humildade é muito importante: perguntar quando há dúvidas, no caso dos subordinados; ouvir os subordinados, no caso dos líderes.

    Respeite a individualidade do outro. Lembre-se da diversidade que há em um ambiente de trabalho em que profissionais de diferentes culturas e crenças convivem. Procure aderir regras que facilitam a convivência: evite fazer perguntas invasivas; não crie apelidos para as pessoas; olhe nos olhos enquanto fala; atente para as brincadeiras sem limites; fuja de assuntos que exponham a sua vida pessoal ou a de outra pessoa. Essas ações valem para todos os níveis de interação: com chefes, com pares e com subordinados.

    Saiba ouvir opiniões. Seja flexível! É preciso aprender a lidar com imprevistos e ouvir opiniões variadas e divergentes. O profissional que argumenta e busca soluções deve saber também qual é a hora de ceder e harmonizar.

    Quando nosso ambiente de trabalho se torna prazeroso, tudo flui melhor. Um clima organizacional leve e favorável promove o bem-estar corporativo e influencia no comportamento, nas relações entre as pessoas, na produtividade do trabalho e na saúde dos envolvidos.

    Ele é essencial para a qualidade de vida no trabalho e para a melhoria da satisfação de vida do indivíduo, atingindo assim, o sucesso de todos. Que tal colocarmos essas dicas em prática?

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    (Divulgação/VOCÊ S/A)
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