Continua após publicidade

Conheça as motos elétricas e inteligentes made in Brazil

A Voltz começou como montadora e expandiu a atuação para o crédito, para conseguir vender seus veículos.

Por Guilherme Jacques
Atualizado em 5 abr 2022, 11h38 - Publicado em 5 abr 2022, 10h00
Renato Villar
 (Foto: Divulgação/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

A Voltz é uma montadora brasileira de motos elétricas – bem mais acessíveis do que os carros da mesma estirpe, para quem pretende zerar as emissões com transporte, e livrar-se dos aumentos nos combustíveis.

Mas existe uma pedra no meio do caminho desse (promissor) mercado: bancos não gostam de dar crédito para compra de motos, pois trata-se de um financiamento mais arriscado.

O caminho foi colocar um sistema de rastreamento nas motos, capaz de desativá-las em caso de roubo ou calote. Com isso, a empresa alcançou a marca de 11 mil unidades vendidas desde a fundação, em 2019. Nesta entrevista, Renato conta mais sobre os planos da Voltz.

1- Qual a história da Voltz?

Nascemos em Recife como uma empresa que gostaria de fazer a transição das motocicletas de motor à combustão para o elétrico. Mas descobrimos que, para vender uma moto, é preciso vender o crédito. Naquela época, em 2019, a nossa taxa de reprovação junto aos bancos era altíssima. Não conseguiríamos sobreviver de vendas à vista em um mercado que é majoritariamente financiado. Então começamos a trabalhar em um conceito de motos inteligentes, e o mercado passou a demonstrar interesse. Esse virou o propósito da Voltz: criar motos inteligentes para que a gente consiga dar mais segurança para o banco, para a financeira e para a seguradora.

2- Como funcionam as “motos inteligentes”?

São motos que conseguimos controlar à distância. Há um GPS que permite o monitoramento e o envio da localização e dados do funcionamento delas para a nuvem da Voltz. E existe um acesso remoto para desativá-la [em caso de calote no financiamento, por exemplo]. São três modelos, que custam entre R$ 14,9 mil e R$ 19,9 mil. Elas rodam com uma ou duas baterias de lítio – com duas, a autonomia é de até 180 km. Essas baterias carregam na tomada, em até quatro horas. Toda a manutenção delas é feita nas nossas lojas.

Continua após a publicidade

3- Superada a questão do crédito, quais os outros desafios da Voltz para crescer?

O principal hoje é a cadeia de suprimentos. Já deixamos de vender 1,1 mil unidades por causa de atrasos [de fornecedores], que vão desde a plaquinha da chave da moto até as baterias. Sem contar a disparada do preço do frete marítimo. O segundo desafio é educar o consumidor [sobre os benefícios para o meio ambiente]. Não temos nenhum incentivo, nem fiscal nem educacional. Então, sabemos que vai levar tempo e demandar muito esforço. E o terceiro é fazer, de fato, coisas disruptivas. Poderíamos estar muito à frente se não houvesse tanta burocracia. Agora, por exemplo, vamos inaugurar a nossa fábrica na Zona Franca de Manaus. Fomos para lá sozinhos. Não teve ninguém para chegar e dizer ‘ei, o que vocês precisam para andar mais rápido?’.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A economia está mudando. O tempo todo.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.