Continua após publicidade

Conheça a Maritaca AI, startup que quer ser a Open AI brasileira

A companhia desenvolveu o chatbot Maritalk – uma IA de geração de texto 100% brasileira, treinada com tarefas que vão desde fornecer um conhecimento mais profundo da legislação do país até resolver uma prova do Enem.

Por Sofia Kercher
26 dez 2023, 10h06
 (Foto: Divulgação/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Se você, assim como 100 milhões de usuários mensais, já usou o ChatGPT, sabe que ele manda bem nas respostas em português. Ainda sim, o robozinho tem um viés estrangeiro. Isso porque ele e seus congêneres são treinados com conteúdo da internet – e estima-se que mais de 50% seja em inglês.

Daí surge a Maritaca AI, uma startup de tecnologia fundada em 2022 por Rodrigo Nogueira, em parceria com pesquisadores do núcleo de estudos de Inteligência Artificial da Unicamp. A companhia desenvolve o chatbot
Maritalk – uma IA de geração de texto 100% brasileira, treinada com tarefas que vão desde fornecer um conhecimento mais profundo da legislação do país até resolver uma prova do Enem. À VCSA, o CEO da empresa explica como funciona o negócio.

De onde veio a ideia de fundar a Maritaca?

Os modelos de linguagem internacionais são treinados com uma vasta quantidade de dados. Eu sempre achei que esse fosse o correto: quanto mais conhecimento as IAs recebessem sobre diversos assuntos, melhor seria o serviço que ofereceriam ao público. Mas, em 2018, nos meus estudos do mestrado, decidimos treinar modelos já existentes
especificamente em português. Descobrimos justamente o contrário: quando você afunila o conhecimento dado a uma Inteligência Artificial, as respostas melhoram muito. Em 2021, decidi largar a linha acadêmica e partir para a empresarial, porque senti que essa área de inovação explodiria. Recebemos um aporte de US$ 1 milhão do Google para treinar e desenvolver nossa IA, a Maritalk. Curiosamente, lançamos dois meses antes do ChatGPT.

Continua após a publicidade

Por que uma pessoa deveria escolher usar a Maritalk em vez do ChatGPT?

A sacada é produzir algo com conhecimento mais específico, voltado somente ao Brasil. Nosso produto sabe mais sobre as nossas leis, sobre o nosso sistema de saúde… Em geral, o domínio de conhecimento especializado sobre o país é melhor do que o do GPT. Além disso, como queremos servir apenas para um lugar, não ao mundo todo, conseguimos reduzir o custo do nosso produto, que é 50% mais barato do que o robô da OpenAI.

Que produto a Maritaca vende?

Oferecemos duas soluções corporativas, a versão online e para download da Maritalk. No primeiro caso, funciona de modo similar ao ChatGPT: as pessoas enviam as perguntas que vão para nossa nuvem, de onde coletamos informações e enviamos a resposta. Caso a empresa não queira divulgar seus dados para nós, por questões de privacidade e controle, há ainda a possibilidade de adquirir uma versão baixada, que deixa as informações criptografadas. Ela funcionará como um aplicativo, e rodará localmente nos computadores da companhia. Os produtos empresariais são pagos, mas também temos uma versão gratuita do chatbot, disponível na internet (maritaca.ai).

Publicidade