Continua após publicidade

Cursos on-line para quem quer empreender

Seis programas de empreendedorismo oferecidos por instituições de ensino renomadas do Brasil para ajudar você a ter um negócio próprio

Por Marcia Kedouk
Atualizado em 8 set 2020, 12h00 - Publicado em 8 set 2020, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Que tal aproveitar a quarentena para tirar seu plano de empreendedorismo do papel? Selecionamos seis programas de empreendedorismo oferecidos por instituições de ensino renomadas do Brasil, como USP e Unicamp, para ajudar você a ter um negócio próprio. Confira: 

    Publicidade

    Curso: Consolidando empresas
    Duração: 12 horas
    Onde: pt.coursera.org/learn/consolidando-empresas
    Abrir uma empresa no Brasil pode ser uma tarefa complexa, não apenas pela questão tributária. Conseguir um CNPJ, saber as diferenças entre capital SA, LTDA e EIRELI, oficializar uma sociedade, entender de investimentos para startups. Tudo isso é abordado neste curso, oferecido pela Universidade de São Paulo na plataforma Coursera. Noções de planejamento fiscal, gestão financeira e direitos trabalhistas estão inclusas no programa.

    Curso: O empreendedorismo e as competências do empreendedor
    Duração: 11 horas
    Onde: pt.coursera.org/learn/empreendedorismo#about
    Desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o curso é dividido em competências desejáveis ao empreendedor, que serão aprimoradas ao longo das aulas: conhecimento, interação, inovação, tomada de decisão, gestão e crescimento.

    Curso: Criação de startups
    Duração: 15 horas
    Onde: coursera.org/learn/criacao-startups
    Avaliar o mercado, validar sua ideia de negócio, definir o ecossistema de apoio à sua startup e entender o cliente são alguns dos aprendizados contidos no programa, voltado para quem está iniciando no empreendedorismo. As aulas são dadas por professores da USP.

    Curso: Introdução ao marketing analíticoDuração: 15 horas
    Onde: insper.edu.br/cursos-online/marketing-analitico/
    Oferecido pelo Insper, instituição de ensino superior e pesquisa sem fins lucrativos, mostra como tomar decisões em marketing baseadas em análise de dados. Professores da instituição ensinam a analisar o comportamento do consumidor e a definir o posicionamento da marca, estruturando e testando hipóteses de mercado.

    Curso: Marketing digital
    Duração: 13 horas
    Onde: coursera.org/learn/estrategia-marketing-digital
    O objetivo deste curso, organizado pela USP, é orientar sobre técnicas para aumentar a visibilidade da empresa ou do produto, como as ferramentas de SEO, e usar de forma inteligente os recursos do Google, do Facebook e de e-mails de marketing. Outros conteúdos trazem aprendizados sobre estratégia de marketing digital e elaboração e divulgação de campanhas.  

    Curso: Inove na gestão de equipes e negócios
    Duração: 14 horas
    Onde: pt.coursera.org/learn/gestao-equipes-negocios
    Com orientações de profissionais de startups brasileiras, como upLexis e Beleza na Web, o curso, elaborado pela USP, ensina fundamentos da liderança de pessoas e de processos, contratações, desenvolvimento de produtos e cuidados na gestão da operação da empresa. Há aulas sobre como definir missão e valores corporativos, ser mais produtivo, tomar melhores decisões e avaliar resultados, incluindo técnicas de design thinking.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

    Publicidade

    Publicidade