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Magazine Luiza cria plataforma de vendas grátis para autônomos e empresas

Confira como criar uma loja virtual grátis na plataforma digital Parceiro Magalu, que começou a funcionar hoje

Por Camila Pati
Atualizado em 2 abr 2020, 07h49 - Publicado em 31 mar 2020, 13h18
 (Portra/Thinkstock)
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São Paulo – O Magalu, marketplace da Magazine Luiza, lançou hoje o Parceiro Magalu, uma plataforma digital de vendas grátis para ajudar autônomos, micro e pequenos varejistas a continuarem a vender durante o isolamento social e a crise do coronavírus.

Em nota, a empresa informa que o Brasil tem hoje 5 milhões de empresas varejistas — a maior parte delas com faturamento de até 5 milhões de reais ao ano. Desse total, apenas cerca de 50 000 vendem seus produtos digitalmente.

“Nossa plataforma permitirá que esses milhões de brasileiros possam continuar a trabalhar, sem sair de casa e sem correr riscos. Digitalizar o varejo e os brasileiros faz parte da nossa estratégia de negócio e do nosso propósito como empresa — e ele nunca se mostrou tão necessário quanto nesses tempos que estamos vivendo “, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu.

A crise acelerou um projeto que já existia mas que demoraria cinco meses para ficar pronto. “Fizemos em cinco dias. Sabemos que podemos enfrentar instabilidades no sistema, mas achamos que era preciso correr o risco”, diz Frederico.

São duas plataformas digitais: uma para pessoas físicas e outra para pessoas jurídicas que receberá novos cadastros de pessoas jurídicas, que operam como Microempreendedores Individuais (MEI) — com faturamento anual de até 81 000 reais — e no Simples, para empresas com receitas inferiores a 5 milhões de reais ao ano.

Como funciona a loja virtual grátis para pessoas físicas

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Trabalhadores informais e autônomos  poderão usar a plataforma Parceiro Magalu para vender produtos por meio das de redes sociais individuais, como Facebook e Instagram e Whatsapp. A plataforma permite que essas pessoas criem gratuitamente suas próprias lojas virtuais.

Para cada venda realizada, o Magalu paga uma comissão que pode variar entre 1% e 12%, a depender do produto, da categoria a que ele pertence e do volume total vendido pelo parceiro.

A partir de 50 reais acumulados em comissões, o parceiro está apto a receber o valor, que poderá ser depositado em uma conta bancária própria, em uma conta fácil, ou em uma conta digital, em até 34 dias. Após criar a loja no site parceiromagalu.com, o parceiro terá acesso ao catálogo com mais de 7 milhões de produtos para venda.

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Após o fim das restrições, ele também poderá fazer vendas de porta em porta, com pagamento no local, por meio de um aplicativo.

Como funciona a loja virtual grátis para comerciantes micro e pequenos empreendedores

Na plataforma para pessoas jurídicas, pequenos empresários e comerciantes podem, por meio de um aplicativo, oferecer seus estoques de produtos no site, no app e — no futuro — nas lojas físicas do Magalu. Segundo a empresa, os participantes terão acesso aos mais de 20 milhões de clientes da companhia, localizados em todo o país. A entrega das mercadorias vendidas é feita por meio dos Correios, sem custo para o lojista. A plataforma gera a nota fiscal da venda e oferece ao comerciante dados a respeito das operações realizadas. A cada venda concretizada, o comerciante ou empresário pagará, até 31 de julho deste ano, uma taxa de 3,99%.

Veja também como o Magazine Luiza se engajou para combater a violência doméstica

A morte de uma trabalhadora vítima de violência doméstica gerou um questionamento em Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza: “Por que ninguém da loja reparou que havia um problema ali?”. Confira a matéria completa:

Como estas empresas se engajaram para combater a violência doméstica

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