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Crescem as oportunidades nas áreas de vendas e marketing

A dificuldade de fechar negócios aumenta a demanda por pessoas capazes de analisar dados – tanto em vendas quanto em marketing.

Por Por Elisa Tozzi
Atualizado em 17 dez 2019, 15h18 - Publicado em 14 out 2016, 08h00
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  • Diversos setores da economia continuam contratando e oferecendo boas chances de desenvolvimento e salários equilibrados. Um levantamento realizado com base no Guia Salarial 2017 da Robert Half, consultoria de recrutamento com sede em São Paulo, e divulgado com exclusividade pela Você S/A, mostra quais carreiras estão com o mercado aquecido apesar da crise.  A seguir, você confere o quarto dos oito setores avaliados com carreiras em alta

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    4. Vendas e Marketing

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    Desbravadores e analíticos

    Vendas é a área essencial para trazer novos negócios e ajudar a bater as metas das companhias. Para se destacar em meio à multidão é preciso, mais do que nunca, ter um perfil desbravador. “O mercado procura profissionais agressivos e que conseguem manter relacionamento com clientes”, diz Carolina Cabral, consultora da Robert Half. 

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    Só que não vale ser apenas desbravador e sair fazendo visitas sem parar. É necessário entender por que os negócios não vão para a frente. Aí entra o perfil analítico, cada vez mais exigido pelo mercado. “Os vendedores são cobrados para criar indicadores que demonstrem quais são os erros e as janelas de oportunidade”, afirma Isis Borge, consultora da Robert Half. 

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    E essa é a mesma demanda para quem atua com marketing, que também deve saber analisar dados e transformá-los em bons resultados – seja em inteligência de mercado ao analisar concorrentes, seja no esforço de melhorar a exposição de uma marca. “O pessoal de trade marketing precisa trabalhar cada vez mais próximo aos pontos de venda para treiná-los sobre a colocação correta de um produto na prateleira e, também, para criar parcerias com distribuidores”, diz Isis. 

    Entre os setores em ascensão, agronegócios e alimentos merecem atenção porque continuam apresentando bom desempenho econômico e permitem negociações salariais. Só que o funil é apertado: só são contratados com facilidade candidatos com muito conhecimento do negócio e inglês fluente. 

    Competências essenciais

    • Perfil analítico 

    • Visão global do negócio

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    • Bom nível de inglês

    • Espírito de liderança

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    Onde há vagas

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    • Agronegócios

    • Alimentos e bens de consumo 

    • Setor farmacêutico e saúde (B2B) 

    • Serviços 

    Salários em alta

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    Supervisor de vendas

    • Empresas P/M*= alta de 7,1%

       2016: de 6 000 a 8 000 reais

       2017: de 6 500 a 8 500 reais

    • Empresas G* = alta de 2,9%

     2016: de 5 500 a 12 000 reais

     2017: de 6 000 a 12 000 reais

    Gerente de inteligência de mercado

    • Empresas P/M*= alta de 5,5%

       2016: de 10 500 a 17 000 reais

       2017: de 12 000 a 17 000 reais

    • Empresas G* = alta de 1,3%

       2016: de 12 500 a 25 000 reais

       2017: de 13 000 a 25 000 reais

    *Divisão baseada em faturamento:

    – P/M: até 500 milhões de reais; 

    – G: acima de 500 milhões de reais

    Esta matéria foi publicada originalmente na reportagem de capa edição 218 da revista Você S/A

    Você S/A | Edição 218 | Setembro de 2016 

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