Continua após publicidade

Estudo procura entender a economia criativa em São Paulo

A Creative Class Group, em parceria com a faculdade Belas Artes, está estudando os âmbitos criativos na capital paulista

Por Por Redação Você S/A
Atualizado em 17 dez 2019, 15h20 - Publicado em 28 jul 2016, 11h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O que faz uma cidade ser criativa? É isso que a consultoria global especializada em economia criativa Creative Class Group (CCG), fundada pelo consultor britânico Richard Florida, responde em seus estudos ao redor do mundo. O intuito dos pesquisadores é criar vínculos com universidades para analisar as tendências econômicas e geográficas de diversas regiões do globo.  “Nós ajudamos cidades e marcas a entender como se conectar com a comunidade e como desenvolver estratégias de investimento”, conta Steven Pedigo, diretor de Pesquisa e Cidades do CCG. 

    No ano passado, a CCG fechou uma parceria com a Faculdade Belas Artes e, desde maio, Steven está realizando, junto com alunos de pós-graduação, um estudo sobre os âmbitos criativos em São Paulo, englobando setores como tecnologia, arquitetura, design e ciência para entender os desafios desse tipo de economia na capital paulista. 

    De acordo com o diretor, economia criativa vai além das habilidades abstratas como artes e cultura, precisando ser vista como uma forma de gerar oportunidades e empregos para a população, principalmente para as comunidades mais carentes. “Ensinar para as crianças das favelas, por exemplo, desenho gráfico ou administração de projetos, é a melhor forma de colocar mais pessoas dentro da economia criativa”, explica Pedigo, que acredita que o Brasil tem muito espaço para avançar mesmo em tempos de crise. “Uma crise econômica é um dos melhores momentos para inovar, acaba sendo uma oportunidade para experimentar e investir na economia criativa”, diz.

    Esta matéria foi publicada originalmente na edição 216 da revista Você S/A com o título “São Paulo criativa”

    Continua após a publicidade

    Você S/A | Edição 216 | Julho de 2016 

    Assine

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    A economia está mudando. O tempo todo.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.