Continua após publicidade

Como desenvolver a criatividade, competência à prova de robôs

No 22º episódio do Rádio Peão mostramos o que fazer para ter ideias mais originais

Por Redação VOCÊ S/A
Atualizado em 22 jan 2020, 07h00 - Publicado em 22 jan 2020, 06h00
Rádio Peão #22
Rádio Peão  (Rádio Peão/Você S/A)
Continua após publicidade

Definida pelos dicionários como a capacidade, nata ou inata, de criar, inventar e inovar, a criatividade ganha cada vez mais importância no mercado de trabalho. Isso porque, muito em breve, os robôs estarão executando todas as tarefas que hoje realizamos no “piloto automático”, em planilhas de Excel e afins. E quem não for capaz de ter novas ideias ficará para trás.

Em um de seus relatórios sobre o futuro do trabalho, por exemplo, o Fórum Econômico Mundial apontou que a originalidade é “a” habilidade do futuro. Já um levantamento do LinkedIn, feito em 2018, revelou que a criatividade foi a soft skill mais procurada em ofertas de emprego daquele ano, à frente de persuasão, colaboração e adaptabilidade.

Isso não acontece sem razão. Companhias com capacidade criativa são mais lucrativas. Um estudo global conduzido pela Adobe mostrou que os negócios que investem em criatividade possuem 83% mais probabilidade de promover inovação, 80% mais chance de ter clientes satisfeitos e 73% mais possibilidade de obter sucesso financeiro.

E, se você não se considera muito criativo, lembre-se da definição dos dicionários: a criatividade é um talento nato ou inato. Ou seja, não é coisa de artista ou de grandes gênios – qualquer um pode desenvolver essa habilidade.

É justamente isso que vamos discutir no 22º episódio do Rádio Peão, o podcast semanal da VOCÊ S/A. No primeiro bloco, debateremos sobre qual é o papel da criatividade dentro das organizações. No segundo, vamos mostrar de que maneira podemos nos tornar profissionais mais propositivos, inventivos e inovadores.

Continua após a publicidade

Neste bate-papo, as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli conversam com Denilson Shikako, fundador da consultoria de inovação Fábrica de Criatividade, e Edu Albuquerque, head de inovação da Escola Conquer.

Ouça o episódio completo aqui:

Continua após a publicidade

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A economia está mudando. O tempo todo.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.