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Para melhorar a produtividade, empresa ajuda na compra da casa própria

Programa da Fundação Salvador Arena oferece consultoria e assessoria para colaboradores na hora de adquirir imóvel

Por Redação Você RH
Atualizado em 2 jan 2020, 14h55 - Publicado em 30 jun 2016, 09h35

São Paulo – Os executivos da Fundação Salvador Arena, entidade sem fins lucrativos proprietária da metalúrgica Termomecânica São Paulo, notaram uma tendência no comportamento dos funcionários: ao passar pela aquisição da casa própria, muitos se ausentavam ou ficavam mais dispersos por conta do estresse e preocupações causados pela burocracia do processo. Pensando nisso, a empresa criou, em abril, o Proimóvel, programa de orientação para aquisição e regularização imobiliária dos seus 2 500 funcionários.

Para participar da iniciativa, os colaboradores não precisam pagar nenhuma taxa, apenas ter o tempo mínimo de 18 meses na empresa, e só podem participar uma vez da orientação. Já o tempo de permanência no programa acaba quando o funcionário consegue o financiamento do seu imóvel, que deve ser de uso exclusivamente residencial. Mais de 160 funcionários já aderiram ao programa, que assume os gastos com a organização da documentação exigida pelos agentes financeiros para formalização dos contratos, além de oferecer palestras, consultoria e assessoria técnica para tirar dúvidas sobre crédito imobiliário. 

Segundo o coordenador de projetos sociais da Fundação, Sérgio Loyola, o programa possibilita segurança ao funcionário que deseja obter um financiamento imobiliário, incentivando-os a optarem por investir em bens vantajosos. “A proposta surgiu quando a empresa identificou que é comum os funcionários cederem às ofertas de financiamento de bens que ‘sequestram’ a renda, como carros, eletrônicos e outros produtos que perdem valor muito rápido”, diz Loyola, que acredita que este tipo de programa pode fortalecer o vínculo do colaborador com a instituição.